G-87LMNJR9S3

As comunidades carioca e fluminense compartilhando ideias.

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

RJ - Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio inaugura a 20ª Cozinha Comunitária Carioca, no Jacarezinho

A unidade do Jacarezinho é cogerida pelo Instituto Carioca de Atividades (ICA)

REDAÇÃO
Por REDAÇÃO
Prefeitura do Rio inaugura a 20ª Cozinha Comunitária Carioca, no Jacarezinho
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Rio de Janeiro acaba de ganhar a sua 20ª Cozinha Comunitária Carioca. O secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes, inaugurou, nesta terça-feira (19/3), a nova unidade do programa Prato Feito Carioca na Rua do Rio 8, no Jacarezinho, na Zona Norte. A exemplo das outras cozinhas, ela servirá 280 refeições diariamente para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

— Desde junho de 2022, quando o programa Prato Feito foi lançado pela Prefeitura do Rio, já servimos mais de dois milhões de refeições apenas nas cozinhas. Agora em março, novas unidades serão inauguradas na cidade e continuaremos levando a elas os programas de qualificação e o nosso banco de oportunidades de trabalho — afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

A unidade do Jacarezinho é cogerida pelo Instituto Carioca de Atividades (ICA). Além dela, há cozinhas instaladas na Maré, Realengo, Mangueira, Andaraí, Catumbi, Bento Ribeiro, Tanque, Costa Barros, Anchieta, Acari, Beira Rio, Vila Kennedy, Guaratiba, Campo Grande, Vila Aliança, Nova Sepetiba, Ilha do Governador, Recreio e Cosmos.

Leia Também:

No comando da preparação das refeições no Jacarezinho estão o cozinheiro Francisco Antônio da Silva, de 59 anos, e as ajudantes Josinete Cunha da Silva, de 49, e Zenilda Lessa Gomes, de 59. Às 6h30, eles já começam a fazer as refeições distribuídas até para moradores de outras comunidades, como Manguinhos e Mandela.

— Tem muitos moradores sem condições de fazer uma boa refeição. Além de ajudar a comunidade, a cozinha é uma oportunidade para quem quer trabalhar — explicou o pernambucano Francisco Antônio da Silva , morador do Jacarezinho e que trabalhou por 15 anos na cozinha de uma grande rede de supermercados.

Inscrita no programa e atualmente sem trabalhar, Paloma de Jesus pegou cinco refeições — para ela, os dois filhos e dois irmãos. A jovem, que tem um filho de sete meses e outro de 10 anos, vive apenas com o dinheiro do Bolsa Família. A exemplo dela, Mari Beatriz de Souza também alimenta os filhos com as refeições do Prato Feito Carioca.

— Isso aqui é uma bênção. Meus filhos estavam cansados de comer angu. Esse programa tem que continuar. Ele mata a nossa fome — disse Mari Beatriz de Souza, 48 anos, também moradora do Jacarezinho.

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura do Rio
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )