O projeto Palavra Líquida, que dialoga a partir da literatura com as artes cênicas, as artes visuais, o audiovisual e a música, chega em 2024 aos territórios de Ramos e Tijuca, tendo como recortes para se pensar a edição duas palavras importantes: terra e território.
Esses dois substantivos, tão presentes no imaginário comum, possuem, ambos, muitos significados necessários para se pensar o contemporâneo. Há um provérbio tupinambá que no original se escreve Iandê Aupaba. Contudo, quando se tenta traduzi-lo, o sentido único se esvai, colocando, para os viventes, diversas camadas de sentido: somos a terra de origem, terra da qual nós somos, nós somos o território ou nós somos a terra. Isso porque a palavra aupaba, ao mesmo tempo, significa terra, lugar, pertencimento e território.
Houve um tempo, diz-nos Nego Bispo, em que não dizíamos aquela terra é minha e, sim, nós somos daquela terra. Havia entre nós a compreensão de que a terra é viva e, uma vez que ela pode produzir, ela também precisa descansar. Pensar que pertencemos a terra e não que a terra nos pertence, ainda com Nego Bispo, é um caminho importante não apenas para a ecologia dos territórios, no sentido geográfico, mas também para a ecologia que permeia o fazer artístico, os territórios afetivos, artístico-culturais que nos circundam.
Não há projeto sem uma terra de origem, sem um território. Perguntar por essa geografia dos afetos é o convite do Palavra Líquida em 2024.
Em agosto, iniciam-se os Núcleos formativos do Palavra Líquida, nas unidades Sesc Ramos e Sesc Tijuca. As inscrições vão de 26/7 a 1/8.
INSCREVA-SE!
Núcleo Palavra Líquida 2024 | Percursos formativos Terra e Território (parceria com o Turismo Social)
- Formato: encontros híbridos, intercalados quinzenalmente entre aula-passeio – reposicionando a forma como observamos e habitamos a cidade – e encontros online, ambos ministrados/guiados por pessoas de notório saber cultural (cultura aqui entendida como campo ampliado).
- Período: 3 de agosto a 26 de outubro, aos sábados, 9h às 13h.
- Aulas-passeio: serão visitados locais como Ramos, Penha, Floresta da Tijuca, Aldeia Maracanã, Madureira, Praça Mauá, Praça XI e Pequena África. Os pontos de partida acontecerão a partir das unidades Sesc Tijuca e Sesc Ramos, de onde partirão ônibus de passeio. Mais detalhes serão enviados após a confirmação das inscrições.
- Encontros online: realizados via Plataforma Teams, transmitidos ao vivo pelo YouTube do Sesc RJ.
Comentários: