G-87LMNJR9S3

As comunidades carioca e fluminense compartilhando ideias.

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025

CULTURA VIVA

Veja como foi a participação do Museu da Vida na SBPC Jovem 2024

Durante a atividade, o público pôde conhecer mais sobre os mitos e usos das constelações do povo Guarani

REDAÇÃO
Por REDAÇÃO
Veja como foi a participação do Museu da Vida na SBPC Jovem 2024
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Aconteceu na semana passada, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, a 76ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  Entre os dias 8 e 13 de julho, os visitantes puderam aproveitar a programação do Museu da Vida Fiocruz na tenda da SBPC Jovem – evento associado à Reunião Anual e que é voltado para estudantes e público em geral com o objetivo de promover o conhecimento científico e a troca de experiências entre pesquisadores e visitantes.  

No estande da Fiocruz, organizado pela Coordenação de Divulgação Científica da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), os visitantes puderam ver como diferentes povos se relacionam com o céu.

Durante a atividade, o público pôde conhecer mais sobre os mitos e usos das constelações do povo Guarani por meio da mostra de pôsteres astronômicos do artista Caio Baldi (acesse aqui os pôsteres interativos).  Destaque para as placas táteis astronômicas em impressão 3D. De acordo com a mediadora Rafaela Ribeiro:  

Leia Também:

“Além observar as ilustrações artísticas, as pessoas foram convidadas a conhecer diferentes regiões do céu através do tato. O público pôde explorar as constelações por meio de placas táteis bidimensionais e de figuras mitológicas tridimensionais das Zodiacais Áries, Touro e Gêmeos, além da Guarani Tapi'i (Anta do Norte).” 

O Museu apresentou ainda atividades de microscopia sobre o Aedes aegypti e o micromundo aquático no espaço conhecido como ‘Circo da Ciência’, que é organizado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC).  Segundo o mediador Tiago Andrade: 

“Os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a morfologia e o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. Teve também a atividade 'Há vida na Gota d'água?', onde coletamos água em bromélias e do Rio Guamar, no campus da UFPA, e mostramos ao público os microrganismos presentes nas amostras com o auxílio de microscópios.” 

Pela primeira vez em uma edição da SBPC, a Lojinha do Museu integrou a programação e foi instalada no espaço da editora Fiocruz na ExpoT&C. O público pôde conferir de perto diversos souvenirs como canecas, canetas e cadernos temáticos. Lembrando que, ao adquirir um de nossos produtos oficiais, o visitante ajuda o Museu da Vida Fiocruz a financiar seus projetos.  

A chefe do Museu da Vida Fiocruz Ana Carolina Gonzalez destacou a importância do evento científico para a instituição:  “O Museu da Vida vem cada vez mais consolidado a sua participação com muita dedicação e muito orgulho nesse que é o maior evento institucional de popularização da ciência no Brasil.”  

A 76ª Reunião Anual foi uma realização da SBPC e da UFPA e contou como um dos sócios institucionais a Fiocruz. A equipe que representou o Museu da Vida Fiocruz na SBPC Jovem foi composta por profissionais do Serviço de Educação e da Itinerância. 

 

 

 

 

 

Comentários:
REDAÇÃO

Publicado por:

REDAÇÃO

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )