G-87LMNJR9S3

As comunidades carioca e fluminense compartilhando ideias.

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

CULTURA VIVA

Lamparino - O Cordel Perdido

Uma das histórias mais divertidas do cangaço

RITA LUSIÊ
Por RITA LUSIÊ
Lamparino - O Cordel Perdido
Fotos: Rita Lusiê
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Lamparino foi uma criação da companhia  Ocus Pocus, que atua na região serrana. Ao pesquisar qual seria a próxima montagem no ano de 2024, se depararam com o mestre Ariano Suassuna, com suas obras riquíssimas na cultura nordestina, com seu humor peculiar, com a presença daquele sotaque gostoso… Daí surgiu, Lamparino, o cordel perdido.

Através de uma sátira do universo de Ariano Suassuna, a Cia. criou uma versão de um cangaceiro muito destemido e que encontra o amor justamente no nordeste, usando de licença poética, resolveram abrilhantar ainda mais a história lincando o Lamparino, com o cangaceiro mais famoso da história, o Lampião. Na verdade, Lamparino é primo de Lampião. É uma história rica de detalhes e surpresas.

Zé Chumbinho, interpretado por Guilherme Rocha, é o amarelinho da cidade que adora arrumar confusão e fazer fofoca, tudo que acontece de confusão, de ruim na cidade, tem o dedo de Zé Chumbinho.

Leia Também:

“Fazer uma peça de comédia adulta, com o público interagindo, é algo maravilhoso.” diz, o ator Guilherme Rocha.

Dona Maria, interpretada por Maristela Gonçalves, é um a beata apaixonada pelo Prefeito da cidade e quer casar a filha com o mesmo, para se dar bem financeiramente. Ela é um carola muito engraçada, que arranca muitas risadas do público.

O público está amando e se divertindo com a história de Lamparino, se surpreende a cada apresentação, e no final da apresentação, o diretor Adriano Ramires, ou melhor, Rosilda Ramalho, encanta cantando Frevo Mulher, levando a plateia inteira a se deliciar com o espetáculo.

Só na cidade de Teresópolis foram 3 apresentações.

Lamparino faz parte do circuito produzido pela Ocus Pocus, e o próximo espetáculo, será a Bela e a Fera, seguido de Família Adams, Pequena Sereia e Alladin, ainda em 2024. O espetáculo conta com a Supervisão geral de Adriano Ramires, Direção Jonathan Marques, Produção executiva Carol Duarte, Som e luz Jeff Luz, além de Bruna Ferguês, Livia Couto, Guilherme Rocha, Paulo Gallo, Victor Baptista, Raphael Combat, Maristela Gonçalves, Matheus Greca, Sara Andrade e Alexandre Senna, no elenco.

Já soubemos que, para o ano que vem, a companhia irá atuar com dramas!

Vamos aguardar…

FONTE/CRÉDITOS: Rita Lusiê
Comentários:
RITA LUSIÊ

Publicado por:

RITA LUSIÊ

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )