G-87LMNJR9S3

As comunidades carioca e fluminense compartilhando ideias.

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025

COMUNICA

Divulgado o resultado final de habilitação do edital de apoio cultural às rádios comunitárias

Iniciativa integra celebração dos 20 anos da Política Nacional de Cultura Viva

REDAÇÃO
Por REDAÇÃO
Divulgado o resultado final de habilitação do edital de apoio cultural às rádios comunitárias
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O

Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), divulgou nesta quinta-feira (21), o resultado final da etapa de habilitação do Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias. Veja aqui.

Ao todo, 446 rádios comunitárias foram habilitadas no edital, que tem como objetivo veicular informações sobre a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), além de valorizar e fortalecer as culturas tradicionais, populares, a cidadania e a diversidade cultural brasileira.

Leia Também:

O resultado está disponível no anexo do edital, incluindo o número de inscrição, a análise final de habilitação e as justificativas para os recursos que foram indeferidos.

As entidades habilitadas terão o prazo de quinze dias, contados a partir da data desta publicação, para assinarem o Termo de Execução Cultural (Anexo 3). O documento deverá ser assinado pela pessoa responsável pela rádio comunitária e enviado por meio da plataforma.  Acesse aqui.

Para Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, o edital representa um marco na integração entre a Política Cultura Viva e as redes de comunicação comunitária.

“Pela primeira vez, o Governo Federal lança um edital voltado para essa parceria estratégica, reafirmando o compromisso com a valorização das vozes locais e com o protagonismo das comunidades na construção de uma comunicação democrática, cidadã e inclusiva”, destaca.

Política Nacional de Cultura Viva

Criada há 20 anos, a Política Nacional de Cultura Viva busca reconhecer, fomentar e valorizar entidades, coletivos e agentes culturais que promovem ações em suas comunidades. O edital incentiva as rádios comunitárias a divulgarem informações que ampliem o acesso às políticas culturais do Ministério da Cultura, fortalecendo a diversidade cultural em todo o Brasil.

A Portaria MinC Nº 148, de 27 de agosto de 2024, formalizou o patrocínio como modalidade de fomento direto às rádios comunitárias. Com um investimento de R$ 2 milhões, o edital incentiva a divulgação de projetos culturais e fortalece o papel das rádios na promoção da cidadania cultural.

As rádios contempladas deverão garantir espaço para diferentes manifestações culturais e artísticas, promovendo a inclusão de todas as etnias, gêneros e identidades culturais presentes em suas comunidades. Assim, a iniciativa consolida a comunicação comunitária como uma ferramenta essencial para a diversidade e o fortalecimento das expressões culturais brasileiras.

Comentários:
REDAÇÃO

Publicado por:

REDAÇÃO

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )