G-87LMNJR9S3

As comunidades carioca e fluminense compartilhando ideias.

Domingo, 26 de Janeiro de 2025

CULTURA VIVA

Comunidade Quilombola do Linharinho lança filme inspirado em sonhos

A sessão é gratuita e faz parte da comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em todo o país

PORTAL ZERO 21
Por PORTAL ZERO 21
Comunidade Quilombola do Linharinho lança filme inspirado em sonhos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Quilombolas da Comunidade do Linharinho, pertencente ao Território do Sapê do Norte, em Conceição da Barra, transformaram em filme histórias criadas durante o sono. “Sonhos”, o novo filme do Cine Quilombola, será lançado nesta sexta-feira (15), às 19 horas, numa telona de cinema montada ao ar livre ao lado da Igreja Católica do Linharinho. A sessão é gratuita e faz parte da comemoração do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro em todo o país. 

Tudo começou com uma roda de conversa sobre sonhos. Depois de contarem seus sonhos de diferentes naturezas, alguns premonitórios, assustadores, outros misteriosos e estranhos, os participantes se dividiram entre os personagens do elenco, escolheram figurinos próprios, objetos de cena e os lugares para as gravações.

Por meio de oficina audiovisual de 20 horas, ocorrida em maio, a turma formada por crianças, adolescentes, jovens e adultos usou celulares próprios e equipamentos adicionais disponibilizados pelo projeto, realizando, com a equipe do Instituto Marlin Azul, um filme de 30 minutos. O mergulho até o inconsciente dos sonhos trouxe histórias relacionadas aos perigos da vida e da morte ao lado de questões ligadas à realidade social como a luta pelo reconhecimento e a titularização do território. A obra é composta pelos sonhos misturados à geografia local, suas paisagens de quintais abertos que ligam casas e famílias, seus varais com lençóis ao vento, os pés descalços, as árvores frondosas de frutas e sombras, os silêncios e sons dos bichos e das águas.

Leia Também:

 

Reencontro de matriarcas

Inspiradas pela celebração das memórias e da ancestralidade, a troca de vivências e pela construção coletiva, a turma criou também outro filme a partir da experiência do dispositivo audiovisual criado pelo Cine Quilombola. Por isso, a sessão de cinema contará ainda com o lançamento do curta “Comadres”. A obra improvisa uma conversa entre duas matriarcas da comunidade interpretadas por suas netas. A jovem Cristina Pereira dos Santos interpreta a saudosa Deolinda e a jovem Juliana Gomes do Nascimento relembra Maria José de Jesus Gomes, que estará presente na sessão de lançamento.

 

O que é o projeto

O Cine Quilombola é um projeto de fortalecimento comunitário através do registro audiovisual dos saberes e fazeres tradicionais das comunidades quilombolas, pelo olhar dos próprios moradores. A ideia é estimular, nas comunidades, o uso do audiovisual como estratégia de criação, invenção e também de preservação, memória, valorização, registro e difusão das práticas e saberes ancestrais.  

A ação foi contemplada pelo edital 03/2022 – Seleção de Projetos de Valorização da Diversidade. A realização é do Instituto Marlin Azul com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult). A iniciativa conta com o apoio da Coordenação Estadual Quilombola do ES Zacimba Gaba e da Confederação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), e da Comunidade Quilombola do Linharinho.

 

Histórico

A primeira edição do Cine Quilombola foi realizada em 2021, no sul do Espírito Santo, e resultou nos seguintes documentários: “Do Lado de Cá”, da Comunidade Quilombola de Graúna (Itapemirim); “Vamos em Batalha”, das Comunidades Quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança (Presidente Kennedy); “Era Caminho Deles”, da Comunidade Quilombola de Pedra Branca (Vargem Alta); “Ninguém Canta Igual Eu Canto”, da Comunidade Quilombola de Monte Alegre (Cachoeiro de Itapemirim).

No ano de 2023, o projeto ampliado recebeu o nome de Cinema de Griô e se estendeu para Conceição da Barra, no Território do Sapê do Norte, culminando na produção das obras O Vento não tem Morada”, da Comunidade Quilombola do Córrego do Alexandre (Porto de São Benedito), Comunidade Quilombola Porto Grande e Comunidade Quilombola de Santanta; “Abre Caminho”, da Comunidade Quilombola do Angelim II; e “Jangolá”, da Comunidade Quilombola do Linharinho.  

 

O Instituto Marlin Azul

O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 25 anos de atividade, a instituição vem desenvolvendo diversos projetos sociais, culturais e audiovisuais voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. Além do Cine Quilombola, a instituição desenvolve ações como o Revelando os Brasis, Projeto Animação, Curta Vitória a Minas, Griôs de Goiabeiras, Memória do Barro, Cinema de Griô e o Cine Animazul. Para conhecer os projetos, acesse institutomarlinazul.org.br.

 

SERVIÇO

Cine Quilombola

Lançamento dos filmes “Sonhos” e “Comadres”

Sessão Gratuita

Data: 15/11 (sexta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Em frente à Igreja Católica da Comunidade Quilombola do Linharinho – Conceição da Barra (ES).

ENTRADA GRATUITA

Comentários:
PORTAL ZERO 21

Publicado por:

PORTAL ZERO 21

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )